No dia 09 de agosto de 2025, em celebração à 18ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, a Secretaria Municipal de Cultura de Petrolândia-PE promoveu uma visita técnica à Barragem Luiz Gonzaga, também conhecida como Barragem de Itaparica — nome original antes de ser rebatizada em homenagem ao eterno Rei do Baião, símbolo de força e representatividade do povo sertanejo.
Durante a atividade, membros do grupo Vozes do Brejinho da Serra participaram da visita, que teve como objetivo apresentar as instalações da usina, seu funcionamento, capacidade de produção e possibilidades de expansão com novos espaços para turbinas.
O encontro foi marcado também por reflexões sobre os impactos socioculturais provocados pela construção da barragem, que resultou na inundação da antiga cidade de Petrolândia. Famílias foram relocadas e tiveram suas histórias, territórios e memórias profundamente transformados. Cachoeiras, o leito livre do rio, a fauna, além de registros rupestres ancestrais foram perdidos ou deslocados, deixando marcas profundas na identidade local.
Apesar das dores e desafios, o povo petrolandense se reconstruiu com coragem, preservando sua cultura e mantendo viva a lembrança da antiga cidade submersa.
O projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Pernambuco e contou com apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura, via PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
Um momento de memória, resistência e valorização da história de um povo que não deixou suas raízes se afogarem.

































