Nos dias 10 e 11 de setembro de 2025, a Associação de Moradores do Sítio Brejinho da Serra recebeu mais uma edição das oficinas do Ponto de Cultura, iniciativa que tem a realização do Governo Federal, por meio da Lei PNAB Aldir Blanc, Cultura Viva e Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco.
Nesta edição, foram ofertadas as oficinas de ervas medicinais, artesanato de bonecas de pano e danças circulares, proporcionando à comunidade momentos de aprendizado, partilha e valorização das tradições locais.
Na oficina de ervas medicinais, os participantes puderam aprender sobre o poder terapêutico das plantas utilizadas por gerações anteriores, preparando e degustando chás, garrafadas, lambedores e escalda-pés.
Já na oficina de bonecas de pano, os alunos revisitaram suas memórias e histórias ancestrais, conhecendo as antigas bonecas de sabugo de milho, de melancia de ser quieto e de milho verde, até chegarem às bonecas de pano, confeccionadas artesanalmente com retalhos de tecido. A atividade homenageou a bonequeira Leni, figura marcante da comunidade que inspirou gerações com seu talento.
Encerrando a programação, a oficina de danças circulares promoveu o resgate de expressões tradicionais como a dança regional das tabaroas (resgate de Maria Zizuína), a ciranda da beira do rio e a ciranda de Lia de Itamaracá, celebrando a união, a musicalidade e o movimento coletivo.
As oficinas tiveram a produção cultural de Cheila Batista, Maria Zizuína e Shirleide Batista, e a participação dos oficineiros Ildecy (ervas medicinais), Josineide (bonecas de pano), Milena e Luana (danças circulares).
O Projeto Vozes do Brejinho da Serra e o Ponto de Cultura foram contemplados nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Pernambuco e contaram com apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura, via PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
VEJA VÍDEO:
VEJA FOTOS:





































