No dia 16 de setembro de 2025, a cozinha experimental do Projeto Vozes do Brejinho recebeu a oficina “A Ancestralidade do Beijú e do Peixe”, um encontro que celebrou tradição, memória e identidade cultural. A atividade reuniu participantes para uma imersão na história do beijú — desde a lenda da Mani (mandioca) até o processo de produção realizado de forma totalmente tradicional — e na trajetória do peixe como alimento ancestral dos pescadores artesanais.
A oficina também destacou a evolução da pesca local, mostrando como o peixe, especialmente as Tilápias DBN (Diego Batista), tornou-se referência na piscicultura em tanques-rede, conectando saberes do passado com práticas modernas de produção.
O Projeto Vozes do Brejinho foi contemplado pelos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Pernambuco e contou com apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura, via PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), em parceria com o Ministério da Cultura – Governo Federal.
FOTOS:






























