Projeto Bolsa Brincadeira resgata memórias e saberes ancestrais na Aldeia Brejinho da Serra, em Petrolândia

No dia 14 de setembro de 2025, a Aldeia Brejinho da Serra, zona rural de Petrolândia-PE, foi palco de um encontro repleto de memórias, tradições e afetividade com a realização do Projeto Bolsa Brincadeira.

O evento contou com encontro com anciões e roda de conversa, onde foram partilhadas histórias e saberes sobre as brincadeiras ancestrais que marcaram gerações. Entre as vivências relembradas e praticadas estavam amarelinha, passa anel, pião, cinco marias, carrinho de lata, entre outras.

Durante a programação, houve contação de histórias do tempo de escola, relembrando os primeiros professores da comunidade, além do resgate das memórias sobre a confecção artesanal de brinquedos, feitos de forma simples, mas cheios de significado e afeto.

A atividade reforçou a importância de viver o presente com gratidão, valorizando o conforto da vida atual sem esquecer as origens e tradições.

O Projeto Bolsa Brincadeira – Vozes do Brejinho da Serra foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Pernambuco e contou com apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura, via PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), com recursos direcionados pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

VEJA VÍDEO:

VEJA FOTOS:

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *