No dia 07 de outubro de 2025, a Associação de Criadores de Peixes da Serra, contemplada pelo projeto PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), recebeu os alunos da Escola Estadual EREM Jatobá, de Petrolândia-PE, para uma rica experiência de aprendizado, troca de saberes e valorização da cultura local.
Sob a orientação da professora Kaline, os estudantes participaram de uma visita técnica às dependências da associação, com vivência nos tanques-rede e realização de atividades práticas, como a extração de material biológico do peixe para análise celular, aproximando teoria e prática no campo da ciência e da produção sustentável.
Durante a programação, os alunos participaram da Oficina “Criação de Linha de Produção: Interação de Artesanato e Gastronomia”, que teve como foco o uso da tilápia como matéria-prima principal, integrando saberes tradicionais, inovação e práticas sustentáveis. A atividade reforçou o potencial do peixe não apenas como alimento, mas também como elemento cultural e econômico da região.
Houve ainda uma roda de conversa sobre a produção de tilápias em tanques-rede e a apresentação de um produto idealizado pela associação, a “Buchada de Tilápia a Vácuo”. O produto consiste em uma caixa completa contendo a buchada de tilápia armazenada a vácuo, pré-cozida e acompanhada de verduras e coco já cortados, tudo pronto para facilitar o preparo dessa iguaria regional que preserva o sabor, a qualidade e a tradição gastronômica.
A iniciativa também destacou o artesanato sustentável, com a apresentação de um produto exclusivo desenvolvido pela artesã Maria Zizuína: uma carteira em palha de ouricuri, com acabamentos e detalhes decorativos em couro de tilápia colorido, agregando valor, identidade cultural e inovação ao artesanato local.
O Projeto Vozes do Brejinho foi contemplado pelos editais da Política Nacional Aldir Blanc em Pernambuco e contou com apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura, via PNAB, em parceria com o Ministério da Cultura – Governo Federal.
VEJA VÍDEO:
VEJA FOTOS:















































